top of page

Comunicação de Risco

1. Como posso estar exposto à fenetilina?

 

A fenetilina foi inicialmente utilizada como medicamento para problemas de hiperatividade em crianças, narcolepsia, ausências epiléticas e depressão.

Atualmente tem também sido comercializada e utilizada ilegalmente como droga de abuso sob o nome de "captagon" ou, no mercado de drogas Árabe, "Abu Hilalain".

2. Principais vias de administração

  • Oral

  • Subcutânea

  • Intravenosa

  • Intraperitoneal

3. Como se sente o consumidor?

Com poder e confiança, um estado de alerta máximo que leva ao esquecimento da necessidade de repouso durante longos períodos de tempo. Com o tempo, leva a comportamentos violentos e irresponsáveis, bem como sensações de ansiedade e depressão.

O captagon é utilizado pelos soldados uma vez que lhes permite lutar por longos períodos com pouquíssimas horas de sono sem que se sintam cansados e sem que haja diminuição significativa do estado de alerta ou performance. Deste modo, os militantes lutam melhor e durante mais tempo sem se preocuparem com a sua saúde e bem-estar já que resistem ou ignoram altos níveis de dor.

Acredita-se que seja utilizado pelos combatentes do Estado Islâmico (jihadiastas), sozinho ou combinado com outras substâncias alucinogénias, de modo a aumentar o seu ímpeto e para entrarem na batalha sem medo de morrer.

Foi reportado, por fim, o uso de fenetilina por estudantes de modo a poder aumentar a concentração antes dos exames ou por mulheres com o objetivo de perder peso (embora com um efeito de curta duração).

4. Adição e dependência​

A fenetilina é um potente psicotomimético e pode intensificar sintomas ou precipitar episódio psicótico em indivíduos vulneráveis. As pessoas que utilizam anfetaminas de forma crónica, geralmente desenvolvem uma psicose semelhante à esquizofrenia.

A tolerância desenvolve-se rapidamente para muitos dos efeitos comportamentais e fisiológicos das anfetaminas, como supressão do apetite, insónia, euforia e efeitos cardiovasculares. No entanto, estudos efetuados em modelos animais demonstraram que o consumo continuado de fenetilina, ao contrário do que acontece com a maioria das anfetaminas, não provoca o desenvolvimento de tolerância nem dependência.

5. Situação legal

A fenetilina tem sido uma substância controlada pelo "Schedule I" do "Controlled Substances Act" desde 1981 nos Estados Unidos da América, onde se determina que não está aprovada para uso ou distribuição médica. Apesar da incidência de fenetilina ser baixa no panorama global, ela foi considerada ilegal na maioria dos países em 1986 após ter sido listada pela "World Health Organization".

Início

Toxicocinética

Referências:

Neuroscience of psychoactive substance use and dependence. (2004). Geneva: World Health Organization.

bottom of page